É um gênero da família Psittacidae da ordem Pisittaciforme. Medem aproximadamente de 18 a 22 centímetros e com plumagem característica apresentando padrão verde. Alimentam-se, geralmente, de frutos e sementes. Possuem bico resistente. Com frequência estão aos pares ou em bandos. Não há diferenciação por sexo(dimorfismo sexual).
O periquito-rico é uma ave psittaciforme da família Psittacidae. Também conhecido como periquito, periquito-verdadeiro, periquito-verde. Típica da Mata Atlântica. Ocorre no Brasil Oriental, de Alagoas e da Bahia ao Rio Grande do Sul.
O periquito-de-encontro-amarelo é uma ave psittaciforme da família Psittacidae. Também conhecido como periquito-de-asa-amarela e periquito-estrela. É encontrado no Brasil Central e Oriental, Norte, Oeste e Sul da Bolívia, Nordeste da Argentina (Chaco, Formosa e Misiones), Leste do Paraguai, Uruguai e Peru. No território nacional, ocorre desde o Sul ao extremo do Pará (Serra do Cachimbo), Ceará, Maranhão, Bahia, Minas Gerais, Pantanal, Rio de Janeiro e São Paulo.
Para os desavisados será considerado como sendo Brotogeris tirica, com o qual é extremamente parecido, exceto pela marca amarela no ombro. Para complicar é comum vê-lo na cidade de São Paulo junto a esses periquitos. Torna-se a espécie predominante mais para o norte e oeste do estado.
O periquito-de-asa-branca é uma ave psittaciforme da família Psittacidae. Conhecido também como periquito-da-campina, periquito-das-ilhas (médio Solimões), periquito-de-asa-amarela (Amapá) e periquito-estrela (Pará). É o representante mais numeroso da família no delta amazônico.
O periquito-testinha mede de 16,5 a 17,5 cm de comprimento. No geral verde e ventralmente amarelo. Facilmente distinguível pela cor amarelo-intenso na fronte e coroa, bico laranja-pardacento, asas totalmente verdes, e rabo puntiagudo.
Muito comum em povoados e cidades ribeirinhas onde chega em grandes bandos para passar a noite. Habita florestas úmidas em matas inundáveis, bordas de floresta, clareiras e áreas urbanas, até 300 m. Visita palmeiras na beira de rios. Aparentemente sedentário.
Amazonia. Sudeste da Colômbia, leste do Peru e em direção ao nordeste do Equador até o Brasil, e norte da Bolívia.
O periquito-de-asa-dourada mede 17 a 18cm de comprimento. De rabo curto e terminado em ponta, bico claro, corpo quase todo de cor verde. Sua principal característica é ter na asa uma parte laranja ou dourada e o extremo azul (mais visível em vôo). Coroa azulada, fronte e garganta laranja. Os jovens se distinguem por não ter a parte dourada na asa.
Substitui o periquito-de-asa-azul(Brotogeris cyanoptera) na Amazônia Oriental. A espécie é altamente gregária, vivendo em grupos pequenos de 8 a 16 indivíduos na época reprodutiva, é comum observar mais de 100 consumindo frutas no dossel. Ruidosos quando voam e calados quando se alimentam.
Vivem em matas de terra firme, de várzea, caatingas amazônicas, campinaranas, lavrados e áreas abertas arborizadas adjacentes.
Leste da Venezuela, Guianas, centro e leste da Amazônía brasileira.
O periquito-de-asa-azul mede de 15 a 21 cm. de comprimento. Distinguivel em vôo pelo azul-cobalto penas de vôo, fronte amarelada, coroa com matiz azulado e queixo laranja. Possui a cauda curta.
Muito comum. Habita florestas secundárias, ripários, bordas e savanas, até os 600 m. (ocasionalmente a mais de 1000 m.). Voa em bandos pequenos de 10 a 20 indivíduos (raramente em casais). Vocalizam em pleno voo, com gritos que ecoam floresta adentro.
Vivem aos pares ou formando grupos familiares em matas de terra firme, de várzea, e nas áreas abertas arborizadas adjacentes.
Ocorre nos estados do Acre, Amazonas e Rondônia.